sexta-feira, 22 de março de 2013

As quatro estações e com que diabos de roupa eu vou para o trabalho

Poluição, efeito estufa, derretimento das calotas polares, buraco na camada de ozônio, sei lá qual é o motivo. O que eu sei é que o clima está uma zona. É cada vez mais comum sermos expostos a todos os fenômenos da natureza e estações do ano no mesmo dia. Você vai dormir com um clima ameno. Acorda e descobre que a temperatura baixou a ponto de te obrigar a sair de casa de casaco e cachecol. Lá pelo meio da manhã começa a fazer um calor senegalês que te obriga a tirar todas as roupas que você vestiu para chegar ao trabalho. Na hora do almoço, sem o menor aviso, cai uma tempestade tropical digna de filme catástrofe. No começo da noite as temperaturas se estabilizam e você volta para casa carregando blusas, guarda-chuva, óculos escuros e todos os demais acessórios que foram usados nas últimas horas para lidar com as intempéries. Não sei vocês, mas acho um saco essa bagunça.


O único conselho lógico para uma situação como essa seria todos nos mudarmos para um lugar onde os meses quentes evoluíssem gradativamente para os meses frios e vice e versa. Um país com quatro estações bem definidas ao longo do ano e na qual os períodos de chuva se alternassem com os de seca em intervalos maiores do que algumas horas. Uma terra onde tudo aquilo que aprendemos nas aulas de geografia estivesse em nosso cotidiano e não apenas nas páginas dos livros. Como, infelizmente, nem todo mundo pode deixar tudo para trás e ir morar na Suiça, melhor aprendermos a lidar com esse clima fanfarrão.
Se para mim essa montanha-russa climática já é um problema, eu imagino para a mulherada. Porque homem não tem muito o que inventar quando se veste para ir trabalhar. Camiseta + jeans + tenis (se for um lugar mais desencanado). Camisa + calça + sapato (se for um lugar mais sério). Se esfriar, a gente joga uma jaqueta ou blaizer por cima de tudo e estamos prontos para 98% das situações.
Que tal começar um movimento para que as empresas autorizem as mulheres a chegarem uma hora mais tarde em casos como esse? Afinal, 60 minutos é o tempo mínimo necessário para pensar em um novo look sem correr o risco de sair por aí parecendo uma maluca, ou a Lady Gaga.
Cansada de se preocupar com isso, uma amiga resolveu deixar algumas peças de roupa no escritório. Assim, caso role alguma reunião ou visita imprevista ela tem um modelito garantido. Sem falar que naqueles dias em que ela não está com vontade ou tempo para se arrumar ela pode sair de casa praticamente de pijama e se trocar no trabalho. Para não enjoar, ela troca a produção reserva a cada semana. Segundo ela, a tática economiza tempo e evita algumas preocupações e desconfortos. Talvez seja um das alternativas, não? No entanto é importante tomar cuidado para não exagerar na dose. Sem problemas deixar algumas peças no escritório. Tipo um look completo com blusa, calça e sapato. O que não rola é surtar e transformar sua sala em uma extensão do seu armário. Afinal, a ideia é estar pronta para uma reunião de última hora, não para uma viagem de uma semana em Ibiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário