quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comece o ano (para valer!) com dicas certeiras




Caros leitores do Yahoo!, agora que passaram todas as festividades é hora de arregaçar as mangas, chamar 2013 e tocar a vida em frente, não é verdade? Por isso, proponho algumas simples reflexões práticas, básicas, porém, extremamente eficazes para nosso equilíbrio emocional.

Quero, primeiramente, partir do princípio que infelizmente em nossa cultura ocidental temos o comportamento de buscar algum tipo de ajuda apenas quando o problema já está gravemente instalado, o que é um erro!  Não temos a conduta da prevenção, ou seja, antecipadamente verificarmos o que estamos fazendo e principalmente o que podemos melhorar. Nestes anos de atendimentos, posso assegurar a vocês que raramente tive pacientes que faziam seus check-ups, melhoraram a alimentação, buscaram válvulas de escapes para o stress do dia a dia e consequentemente paravam aqui, nesta sala que vos escrevo, com explosões de sintomas físicos e emocionais. 

Para esses meus pacientes denominados “rebeldes”, sempre digo que o corpo e a mente (por mais que possa parecer óbvio) andam juntos, ou seja, temos que cuidar constantemente dos dois. Não basta cuidar do emocional se seu corpo físico não está em dia, da mesma forma que não basta cuidar do corpo se sua rotina é altamente estressaste. Às vezes alguns sintomas como dores de cabeça, dores de estômago, diarréia, tensão nos músculos, servem de alerta, como se nosso organismo estivesse nos dando uma informação que é a hora da “revisão”. Mas neste caso, infelizmente, o que fazemos? Tomamos logo um remédio para “sufocar esse grito” e fazemos com que estas pilulinhas milagrosas façam parte de nosso cotidiano. Grande erro!

Para as pessoas que realmente estão buscando uma vida melhor, voltar a sorrir, ter ânimo e paz para a rotina do dia a dia, sugiro algumas dicas pontuais:
 
Alimentação
Costumo fazer a seguinte analogia: Para um veículo percorrer 300 km, ele tem que estar com uma quantidade específica de combustíveis, óleo, água e provavelmente mais alguns itens que, confesso a vocês, conhecimentos técnicos sobre veículos não é o meu forte. Mas pegando esta citação acima, nosso organismo funciona da mesma maneira. Se quisermos executar uma tarefa, seja profissional, seja em nosso lar, seja em uma atividade física, é extremamente necessário o equilíbrio alimentar. Pessoas que não consomem uma alimentação adequada, equilibrada, certamente não desempenharão seu dia-a-dia de forma satisfatória, e falando do emocional, uma alimentação desregrada interferirá diretamente no seu emocional, podendo lhe deixar com aquela sensação de tristeza, ansiedade, angústia e desmotivação. Se tiver dúvidas sobre a forma mais correta de se alimentar, não deixe de procurar os especialistas!
 
Descanso
O descanso é similar a alimentação. Infelizmente, com esta expansão da tecnologia (que às vezes denomino como involução) as pessoas estão cada vez mais conectadas 24 horas por dia, deixando seu momento de descanso em segundo plano. Já tive casos em que tive que me posicionar de forma mais enfática com meus pacientes, com a seguinte expressão: “Ou seu celular ou eu!”.  Estes deixavam durante toda a madrugada, no momento de seu repouso necessário, todos os bips e alertas de e-mail´s, MSN, Facebook, etc, etc, etc. O sono tem que ser algo profundo e repositor. É um outro combustível responsável por nos mantermos equilibrados emocionalmente. Podem perceber que quando dormimos menos, ficamos mais intolerantes, irritadiços, tensos, angustiado. Quando dormimos mais, temos um dia mais leve e saudável. Portanto, priorize sempre seu descanso!
 
Lazer
Acreditem, em pleno ano de 2013, existem pessoas que acham o lazer uma perda de tempo. 
Devido ao ritmo que vivemos (na maioria das vezes mais acelerado que o possível), no trabalho, em cada, enfim, no dia a dia, a prática de atividades de lazer é fundamental para a manutenção da saúde mental e emocional, auxiliando diretamente na prevenção do surgimento de estresse e depressão, além de ser uma forma interessantíssima de socialização, em que dialogamos, fazemos novas amizades, tiramos o foco de nossa rotina, enfim, uma boa e necessária válvula de escape.
 
Atividade física
Esta é aquela que todos sabem ser importante, mas apenas uma pequena parte executa. O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida cotidiana, são responsáveis por altos níveis de inatividade entre pessoas de todas as idades.A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da atividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e com unidades. Para se ter uma idéia deste benefício, uma atividade simples como caminhar, segundo especialistas, após cerca de 30 minutos, produz várias reações químicas em nosso organismo. Estas reações podem combater diretamente ansiedade e depressão. Quando atendo algum caso de depressão, mesmo sabendo que meu paciente não tem a menor disposição para isso, faço um pacto e explico a necessidade da atividade física como um “simbólico remédio”. Posso assegurar que a grande maioria expressa se sentir muito bem, tendo até mais qualidade para enfrentar as suas angústias emocionais em uma Psicoterapia.
 
Muitos leitores certamente terão a sensação de que neste meu texto eu falei o que a maioria já sabe e que as informações são obvias. É exatamente isso que quero que pensem!!! Nós sempre sabemos os melhores caminhos, porém, atuamos pouco. Ficamos na zona de conforto, reclamando, buscando uma ajuda divina, mas na maioria das vezes poucos fazemos. 
 
Estamos em fevereiro de 2013 e lanço uma proposta aos leitores: execute as obviedades descritas acima e sinta que você tem todo o controle e poder sobre seu organismo, afinal, como disse em um texto anterior, a vida é uma tela em branco esperando ser preenchida. Você tem o poder de mudar sua vida hoje!














Nenhum comentário:

Postar um comentário